Participação do PIBID - Português (UFSC) no III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2014, no Colégio de Aplicação - UFSC. Site do evento: http://simposioformacaoufsc.paginas.ufsc.br/
Centro de comunicação e expressão – CCE
Departamento de língua e literatura vernáculas
Programa institucional de bolsa de iniciação à
docência - PIBID/Capes
Núcleo de estudos em linguística aplicada – NELA
Coordenador:
Rodrigo Acosta Pereira
Supervisora:
Aneli Remus Gregório
Bolsistas: Ana
Caroline Volkart, Bárbara Rodrigues, Bruno Vieira T. Bueno, Gabriel Esteves, Giuli
Monique Cardoso, Larissa Malu dos Santos, Luan Koroll, Samara Hinkel Correa, Samara
Laís Zimermann
O PIBID-PORTUGUÊS E A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS
NA ESCOLA
LETRAS-Português/UFSC
RESUMO: Diferentemente
dos conceitos de letramento e letramentos múltiplos que, de forma circunscrita,
apenas apontam para a multiplicidade e variedade de práticas letradas,
valorizadas ou estigmatizadas na sociedade em geral (ROJO, 2012), o conceito de
multiletramentos ratifica dois âmbitos de significação: a multiplicidade
cultural dos sujeitos envolvidos nessas práticas, como também a multiplicidade
semiótica de constituição e funcionamento dos variados gêneros textuais/do
discurso por meio dos quais as práticas sociais e discursivas são mediadas
(ROJO, 2012). Sob essa perspectiva, no presente trabalho, objetivamos apresentar
as ações didático-pedagógicas realizadas/mediadas pelos integrantes do
subprojeto PIBID-Português no âmbito da Educação Básica da Escola Estadual Getúlio
Vargas. Sob o escopo teórico-metodológico dos escritos do Círculo de Bakhtin,
no que se refere à concepção de lingua como objeto social (BAKHTIN, 2003
[1979]; [VOLOCHÍNOV], 2006 [1929]; MEDVIÉDEV, 2012 [1928] e das pesquisas sobre
Multiletramentos, no que se refere à metaconsciência crítica em torno das
pluridiversidade cultural, linguística e midiática (COPE; KALANTZIZ, 2006;
DIONÍSIO, 2011; CANCLINI, 2008; LEMKE, 1998; ROJO, 2012; 2013), objetivamos
delinear as etapas de trabalho do grupo PIBID-Português com a construção da
Revista digital Ligado na escol@ – subprojeto realizado pelos acadêmicos do
curso de Letras – Português no âmbito das ações do subprojeto PIBID-Português
na referida escola. O subprojeto PIBID–Português tem a participação de 10
acadêmicos do curso de Letras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE)/Departamento
de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV), 01 supervisora professora da escola
participante e 01 coordenador, professor do curso de Letras da UFSC, na área de
Linguística Aplicada, e tem como objetivo geral ressignificar, na escola, os
espaços de produção e circulação de textos, em diferentes gêneros textuais/do
discurso, de alunos do Ensino Fundamental e Médio da referida escola por meio
da construção conjunta/colaborativa de uma revista digital, procurando, a
partir disso, contemplar não apenas um olhar sócio-histórico para as práticas
de uso da língua escrita, como, a partir disso, compreender a linguagem e suas
múltiplas manifestações sociossemióticas na contemporaneidade. Acreditamos que
as ações mediadas no referido subprojeto não apenas têm contribuído para a
ressignificação das práticas de leitura e de escrita na esfera da escola como,
por conseguinte, têm colaborado para a reflexão em torno da multiplicidade
cultural e de linguagens que podem (devem?) fazer parte das ações pedagógicas
no âmbito da Educação Básica, promovendo não apenas o empoderamento do aluno
frente às relações socioaxiológicas das quais coparticipa, como, a partir
disso, contemplar uma prática pedagógica situada, crítica e transformadora na
escola.
PALAVRAS-CHAVE:
multiletramentos, escrita, leitura.
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Participação do PIBID - Português (UFSC) no II Ciclo de Debates do NELA, realizado dia 25 de novembro de 2014, das 13h30min às 18h, na Sala Hassis - UFSC. O subprojeto PIBID-Português foi representado pelo professor coordenador Dr. Rodrigo Acosta Pereira, na Mesa-redonda III - PIBID: a universidade na escola, às 16h30min.
Site do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (UFSC): http://nela.cce.ufsc.br/
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Participação do PIBID - Português (UFSC) na 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), realizada do dia 22 de outubro a 01 de novembro de 2014. Site do evento: http://sepex.ufsc.br/
Centro de comunicação e expressão – CCE
Departamento de língua e literatura vernáculas
Programa institucional de bolsa de iniciação à
docência - PIBID/Capes
Núcleo de estudos em linguística aplicada – NELA
Coordenador:
Rodrigo Acosta Pereira
Supervisora:
Aneli Remus Gregório
Bolsistas: Ana
Caroline Volkart, Bárbara Rodrigues, Bruno Vieira T. Bueno, Gabriel Esteves, Giuli
Monique Cardoso, Larissa Malu dos Santos, Luan Koroll, Samara Hinkel Correa, Samara
Laís Zimermann
A REVISTA DIGITAL "LIGADO NA ESCOL@" DA ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS: ESPAÇO DE PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS.
SUBPROJETO: PIBID/PORTUGUÊS-UFSC
1) TEMA
A construção da revista
digital como espaço de produção, circulação e recepção de textos dos alunos da
Escola Getúlio Vargas.
2)
OBJETIVO GERAL
Legitimar a revista
digital semestral a fim de que os alunos publiquem seus textos, de variados
gêneros do discurso.
3) OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ao longo do semestre,
procuraremos:
a. Utilizar
a revista digital para a produção, circulação e recepção de textos, dos
variados gêneros do discurso, de alunos da escola;
b. Possibilitar
espaços, na escola, nos encontros do PIBID, para a
produção-revisão-refacção-circulação-recepção de textos dos variados gêneros, a
fim de textualizar acontecimentos/fatos do entorno escolar (contexto local),
como também de âmbito outro (contexto global).
c. Viabilizar
no espaço da sala de aula, via revista digital, situações de produção,
circulação e recepção dos textos dos alunos da escola participantes do projeto.
4) METODOLOGIA
O caminho metodológico,
à luz da pesquisa-ação, baseia-se na perspectiva sócio-histórica dos escritos
do Circulo de Bakhtin e das discussões sobre o ensino operacional e reflexivo
da linguagem e dos estudos contemporâneos
em torno dos Multiletramentos.
5) RESULTADOS
ESPERADOS
Ressignificar o(s)
espaço(s) de leitura e escrita na escola.