O subprojeto PIBID/Português da UFSC iniciou em 2010 sob a coordenação da Profª. Drª. Mary Elizabeth Cerutti-Rizatti, desenvolvendo com os bolsistas cinco projetos de letramento na
Escola de Educação Básica Getúlio Vargas. Os projetos tematizaram discussões
sobre linguagem, identidade, diferenças e mídias sociais. Os
resultados mostraram que é possível levar a termo, sob o ponto de vista
praxiológico, um processo de ensino e aprendizagem em língua portuguesa sensível à
historicidade dos alunos da Educação Básica, atentando-se à importância
da horizontalização de suas representações de mundo, em se tratando da
apropriação dos letramentos dominantes. As aulas de Língua Portuguesa resultaram na ressignificação das práticas sociais dos alunos, uma vez que houve interação entre professor e alunos, tendo o professor como
interlocutor mais experiente. Acesse aqui os arquivos do projeto coordenado pela Profª. Drª. Mary Elizabeth Cerutti-Rizatti.
Em seguida, o PIBID/Português seguiu na
mesma escola, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcos Baltar, tendo como objetivo
principal o desenvolvimento de um projeto de letramento midiático por meio da organização e criação de uma rádio
escolar. Com a rádio, os bolsistas puderam contribuir para o aprimoramento da
leitura e da produção de textos, orais e escritos, em língua portuguesa. No
decorrer dos encontros, os alunos compreenderam o funcionamento dessa mídia, além de criarem mais autonomia e perceberem as
diferenças existentes entre os textos orais e os escritos. Conheça mais detalhes acerca desse projeto aqui. Você também pode acessar o blog da Rádio Escolar: http://portuguespibid.blogspot.com.br/
Atualmente, o PIBID/Português continua na Escola
de Educação Básica Getúlio Vargas, sob a coordenação do Prof. Dr. Rodrigo
Acosta Pereira, que está desenvolvendo uma revista digital com os bolsistas, na qual diferentes gêneros do discurso têm sido trabalhados com as
quatro turmas em que os estudantes bolsistas atuam. Os resultados desse trabalho podem ser visualizados na Revista digital Ligad@ na escola: http://portuguespibid.wix.com/ligadonaescola
As vivências nas turmas, ao longo do período de vigência do projeto, têm proporcionado aos graduandos uma compreensão mais efetiva acerca de seu papel como professor de Língua Portuguesa, dos desafios que se afiguram no cotidiano escolar e das possibilidades de incidir sobre esses desafios na busca pela potencialização das práticas de uso da língua dos alunos. Para os graduandos, integrar o PIBID implica não apenas compreender teorias e metodologias que os preparam para a docência como, a partir disso, ressignificar o que é ser professor na contemporaneidade.