Projetos

A revista digital “ligado na escol@” da E. E. Getúlio Vargas.

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Acosta Pereira

Supervisora: Profª. Aneli Remus Gregorio
Estudantes-bolsistas: Bárbara Rodrigues, Bruno Vieira Tarouco Bueno, Caroline Czerner Volkart, Gabriel Esteves, Gabriela Lontra, Giuli Monique, Larissa Malu, Luan Koroll, Samara Hinkel Correa, Samara Zimermann.


1)TEMA 

A construção da revista digital como espaço de produção, circulação e recepção de textos dos alunos da Escola Getúlio Vargas. 


2) OBJETIVO GERAL 
Legitimar a revista digital semestral a fim de que os alunos publiquem seus textos, de variados gêneros do discurso. 

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Ao longo do semestre, procuraremos: 
a. Utilizar a revista digital para a produção, circulação e recepção de textos, dos variados gêneros do discurso, de alunos da escola; 
b. Possibilitar espaços, na escola, nos encontros do PIBID, para a produção-revisão-refacção-circulação-recepção de textos dos variados gêneros, a fim de textualizar acontecimentos/fatos do entorno escolar (contexto local), como também de âmbito outro (contexto global). 
c. Viabilizar no espaço da sala de aula, via revista digital, situações de produção, circulação e recepção dos textos dos alunos da escola participantes do projeto. 

4) PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 
À luz da pesquisa-ação, nossas ações na escola baseiam-se na perspectiva sócio-histórica dos escritos do Circulo de Bakhtin, das discussões sobre o ensino operacional e reflexivo da linguagem e dos estudos contemporâneos em torno dos Novos Estudos do Letramento. 

5) RESULTADOS ESPERADOS 
Ressignificar o(s) espaço(s) de leitura e escrita na escola.


REFERÊNCIAS

ACOSTA-PEREIRA, R. Gêneros do discurso: esferas, archaica e constitutividade. Revista Polifonia, Cuiabá, MT, v. 20, n. 27, p. 54-72, jan./jun., 2013.

_____. A prática de análise linguística mediada pelos gêneros do discurso: matizes sócio-históricos. Revista Letrônica, v. 06, p. 494-520, 2013.

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

_____. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1963].

BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1997.

BUNZEN, C; MENDONÇA, M. (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013.

CERUTTI-RIZZATTI, M. E; MOSSMANN, S; IRIGOITE, J. C. Estudos em cultura escrita e escolarização: uma proposição de simpósio entre ideários teóricos de base histórico-cultural na busca de caminhos metodológicos para pesquisas em Linguística Aplicada. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 48-58, jan./mar. 2013.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1991].

______. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

______. O texto na sala de aula. 3 ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

SOUZA, A. L. S; CORTI, A. P; MENDONÇA, M. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2012.

STREET, B. Literacy events and literacy practices: theory and practice in the New Literacy Studies. In: MARTIN-JONES, M; JONES, K. Multilingual literacies: reading and writing different worlds. John Benjamins B.V., 2000, p. 17-29.

______. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.